Alexandre de Moraes dá prazo de 120 dias para governo apresentar proposta para população de rua
Ação quer resolver as situação das pessoas de rua
Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), deu um prazo de 120 dias para que o governo federal apresente um plano nacional para a população em situação de rua.
Essa ação foi impulsionada pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), Rede Sustentabilidade e Partido Socialismo e Liberdade (PSOL). Os autores do projeto afirmaram que há uma clara omissão por parte do Poder Executivo e Legislativo em relação às pessoas em situação de rua no país.
“A violação maciça de direitos humanos, a indicar um potencial estado de coisas inconstitucional, impele o Poder Judiciário a intervir, a mediar e a promover esforços na reimaginação de uma estrutura de enfrentamento para as mazelas que, lastimavelmente, caracterizam uma determinada conjuntura, tal qual aquela que se apresenta”, afirmou o ministro do STF.
Além disso, Moraes determinou que os estados e municípios não podem efetuar obras hostis que impactam a população de rua, destruindo suas casas, recolhendo seus pertences pessoais e removendo as pessoas à força.
relacionados
Música “Leão” de Marília Mendonça foi a mais escutada no Brasil em 2023
Karol conká e Tasha & Tracie lançam a música “Negona”
COP 28 anuncia fundo de US$ 420 milhões para ajudar países afetados pelo aquecimento global
Suprema Corte da Rússia decreta “Movimento LGBTQIA+” extremista e determina o banimento
Cynthia Luz anuncia o fim de sua carreira
Mais de 2,8 mil pessoas foram libertados de trabalhos análogo à escravidão